top of page
  • Foto do escritorIsabel Debatin

Dica de Livro #01: "Talvez você deva conversar com alguém"

Atualizado: 26 de jul.



Começo hoje uma série semanal aqui no blog com dicas de livros. Pra quem vem acompanhando o blog diariamente, já deve ter notado que algumas publicações são periódicas, e as dicas de livros não seriam diferente. Aproveitem, leiam muito, e deixem sempre o comentário de vocês!


Seguindo meu ponto de vista que foi aberto com a frase #01 das reflexões semanais, a dica de livro #01 também traz o tema terapia como protagonista. "Talvez você deva conversar com alguém" de Lori Gottlieb foi publicado em 2019 mas ao longo desses anos tem se destacado cada vez mais.


Confesso que me peguei chorando por diversas vezes enquanto lia esse livro!


A obra entrelaça a vida pessoal e profissional da terapeuta Lori Gottlieb e traz uma visão íntima e esclarecedora sobre a terapia, tanto do ponto de vista do terapeuta, quanto do paciente. A narrativa acompanha as histórias de quatro de seus pacientes, além da própria jornada terapêutica de Lori após uma crise pessoal. É um livro em que você se coloca no lugar de cada personagem, você vive aquilo que lê e, por isso, é muito muito muito emocionante [justificando porque chorei tanto lendo ele, kkk].


A narrativa é extremamente envolvente e humana. A escrita de Gottlieb equilibra momentos de humor, vulnerabilidade e profundidade emocional. O livro faz o leitor mergulhar nas complexidades emocionais que todos nós enfrentamos e no poder transformador da terapia.


Durante a leitura você conhece os pacientes de Lori – John, um produtor de televisão narcisista; Julie, uma jovem com câncer terminal; Rita, uma senhora solitária e desiludida; e Charlotte, uma mulher que não consegue parar de fazer escolhas autodestrutivas. Paralelamente, a própria experiência de Lori como paciente adiciona algumas camadas de complexidade à narrativa, oferecendo um olhar honesto sobre a vulnerabilidade do terapeuta [que nem sempre estamos dispostos a olhar, e isso traz mais valor ainda a leitura].


Temas como perda, arrependimento, esperança, autoaceitação e o processo de cura emocional vem a tona a cada sessão que ela descreve. Entretanto, seja quem esteja no divã, a autora monstra como a terapia pode ser um espaço de descoberta e transformação, em que, tanto pacientes, quanto terapeutas, confrontam suas próprias dores e imperfeições.


Ela também desmistifica ao longo do livro o processo terapêutico, mostrando-o como uma colaboração genuína entre o terapeuta e o paciente. Ela aborda os desafios e as recompensas de ser um terapeuta, bem como a importância da empatia e da compreensão na prática clínica. Ao mesmo tempo, mostra a evolução de cada paciente, e a importância de nos permitirmos olhar para um espelho e reconhecer quem realmente somos, e por conta própria, entendermos o que pode mudar.


O tempo todo, Lori Gottlieb nos lembra que, no final das contas, todos nós precisamos de alguém com quem conversar.



Um abraço carinhoso,

Isabel Debatin


1 comentário

1 commentaire


sabrimapizzzol
22 juil.

Gostei muito e me interessei pela leitura, vou providenciar esse livro pra ontem 😍

J'aime
bottom of page