top of page
  • Foto do escritorIsabel Debatin

Tire seus sonhos da gaveta [que tal hoje?]!

Atualizado: 26 de jul.


Olá amigas e amigos leitores, espero que vocês estejam bem e se sintam acolhidos aqui no Lebasì, um blog criado para falar de gente, de sentimentos, de coisas que acontecem com todo mundo, de coisas importantes, ou não. Um lugar especial para compartilhar ideias, inspirações e dicas de produtos, porque não, né?


O Lebasì é e sempre foi um sonho, um sonho de criança. O sonho de uma menina que sempre teve muita vontade de conversar com o mundo, mesmo que por meio de um computador. Lutei e relutei por isso, as redes sociais me deixaram ainda mais longe de um blog, mas o momento chegou, e estou feliz em poder realizar esse sonho, aos 31 anos.


E porque não começar falando sobre não só o meu sonho, mas os sonhos de vocês leitores também?


Tenho certeza que assim como eu, você também tem sonhos guardados no fundo da gaveta, esperando o momento perfeito para realizá-los. Ou então quantas vezes você já pensou em iniciar um projeto, aprender uma nova habilidade ou até mesmo mudar de carreira, mas parou por achar que ainda não estava pronto?


A busca pela perfeição pode ser um grande obstáculo, mas há uma verdade poderosa que precisamos internalizar: nunca estaremos completamente prontos.

A perfeição é um mito


A autora e pesquisadora Brené Brown, conhecida por seus estudos sobre vulnerabilidade e coragem - e também por ser a minha escritora pre-fe-ri-da -, destaca que a perfeição é frequentemente uma armadilha que nos impede de avançar [a mais pura verdade!]. Em seu livro A Coragem de Ser Imperfeito, ela pontua que devemos abraçar nossa vulnerabilidade e nos permitir falhar, pois é nesse processo que encontramos a verdadeira força e aprendizado.


E Brené Brown não está sozinha. O empreendedor e autor Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, tem uma frase famosa que ecoa esse sentimento. "Se você não sente vergonha da primeira versão do seu produto, você lançou tarde demais." E essa perspectiva é um lembrete claro de que começar é mais importante do que ser perfeito desde o início.


O caminho se faz caminhando


Ao invés de esperar pelo momento ideal, precisamos nos dar a permissão para começar onde estamos, com o que temos, sem pensar que ainda falta um curso, um aperfeiçoamento ou uma nova faculdade. Pense nos grandes inovadores e artistas da história. Raramente eles começaram com obras-primas. Suas jornadas foram recheadas de ajustes, aprendizados e, sim, muitas falhas.


Comece agora


Então, qual é o seu sonho guardado? Talvez seja escrever um livro, abrir um negócio, aprender a tocar um instrumento ou até mesmo adotar um novo estilo de vida mais saudável. Seja qual for, não espere até estar 100% preparado, porque nunca estaremos, pois o aprendizado e o crescimento acontecem durante a jornada. E se precisar de um empurrãozinho extra, lembre-se que cada tentativa, mesmo que não saia como planejado, é uma oportunidade de crescimento e evolução.


Tire seus sonhos da gaveta, mesmo que de forma imperfeita. A jornada pode ser cheia de desafios, mas é nela que encontramos nosso verdadeiro potencial.


Então, qual será o seu primeiro passo hoje? Compartilhe nos comentários!



Um abraço,

Isabel Debatin

Comentários


bottom of page